Conheça o método de Planejamento Natural da Família e a atuação do Cenplaflam
Resumo: O método Billings é o método indicado pela Igreja para o planejamento natural da família. Conheça o Centro de Planejamento Familiar – Cenplaflan, que atua junto à Pastoral Familiar. Grande parte dos casais atendidos pelo Cenplaflan possuem dificuldades de engravidar, e, com o método, que ensina como reconhecer a natureza da mulher, recebem a graça de gerar vida.
Por se tratar de decisão moral, os cônjuges devem, sob a ação da graça, e, se possível com direção espiritual, realizar o planejamento familiar com responsabilidade.
Introdução
A Igreja é garantia dos autênticos valores humanos. Mesmo prevendo que seria objeto de contestação, Paulo VI emitiu a Encíclica Humanae Vitae sobre a regulação da natalidade, onde advertiu para consequências da pílula anticoncepcional, dentre elas a objetificação da mulher; e a imposição estatal do controle de natalidade.
Em meio a falta de propagação da doutrina social da Igreja no que tange este ponto, e em meio ao turbilhão de informações divergentes com o posicionamento da Igreja, é muito confusa a situação em que os casais cristãos e católicos se encontram – mesmo os católicos com uma vida ativa na Igreja. O uso de medicamentos contraceptivos, a adesão a Fertilização in Vitro (FIV), e a chamada “laqueadura”, são comuns.
Planejamento familiar: decisão moral que requer compreensão da paternidade responsável com exatidão
Quando se fala de planejamento familiar, este deve ser feito compreendendo-se com exatidão o sentido da paternidade responsável. Sobre isso, Paulo VI exorta na Encíclica Humanae Vitae:
Em relação às condições físicas, econômicas, psicológicas e sociais, a paternidade responsável exerce-se tanto com a deliberação ponderada e generosa de fazer crescer uma família numerosa, como com a decisão, tomada por motivos graves e com respeito pela lei moral, de evitar temporariamente, ou mesmo por tempo indeterminado, um novo nascimento.
Por se tratar de decisão moral, é de fundamental importância que os cônjuges, sob a ação da graça, cerceados com as informações necessárias, e se possível com direção espiritual, exerçam o planejamento familiar com responsabilidade.
Entrevista sobre a atuação do Cenplaflam e o método Billings
Com o objetivo de lançar luz sobre este tema, e fazendo memória a São Paulo VI, autor da encíclica Humanae Vitae, comemorada em 29 de maio, entrevistamos Agostinho Bertoldi, membro da Pastoral Familiar e do Centro de Planejamento Familiar – Cenplaflam, na cidade de Curitiba.
- Como começou a sua história no Cenplaflam?
Nos meados do ano de 1982-1983, havia uma procura dos casais motivados pela Doutrina da Igreja no Planejamento Familiar em busca de um meio seguro e recomendável para planejar os seus fillhos. Como na ocasião havia pouca informação e pouca publicação do método Billings, resolvemos na Pastoral Familiar com o apoio do arcebispo D. Pedro Fedalto fundar o Cenplafam de Curitiba, o que aconteceu em outubro de 1983, com a presença Do casal Billings.
- O que te motiva a fazer parte do Cenplaflam?
A motivação está, justamente em enriquecer os trabalhos da pastoral familiar com um Centro de apoio e referência nos temas da sexualidade, afetividade e paternidade responsável.
- O que o Cenplaflam entende por Planejamento Familiar?
Planejamento Familiar é a decisão do casal para definir o número de filhos que deseja gerar. É uma decisão de consciência e de responsabilidade exclusiva do casal que, diante de Deus define o número de filhos. Ninguém tem o direito de impedir o plano do casal por uma família numerosa nem de impor uma família numerosa se o seu plano é por uma família menor.
- Em que medida o casal deve realizar o planejamento familiar e deixar-se guiar pela vontade Divina?
Na definição consciente do casal ao gerar uma vida ele coopera com a ação divina. Deus o Senhor da vida convida o casal a ser partícipe da criação. Deus convida, não impõe uma participação passiva. A resposta do casal deve ser consciente e madura.
- Qual o perfil dos casais que buscam o Cenplaflam? Há predominância de casais que querem espaçar os filhos de acordo com critérios da Igreja, ou casais que buscam ajuda para ter filhos?
A realidade dos casais hoje de casar com mais idade e protelar a geração do primeiro filho, muitas vezes traz algumas dificuldades. Muitos casais têm procurado o Centro para, usando o método natural de ovulação, obter a tão desejada gravidez. Muitos casais buscam o serviço para incorporar no seu projeto de casal o Planejamento Natural da Família para programar os seus filhos, espaçar a gravidez ou para evitar nova gravidez se o seu projeto já concretizou o número de filhos planejados.
- Como o método Billings foi desenvolvido? Como o método favorece a natureza da mulher e o vínculo do casal?
O método da ovulação Billings foi desenvolvido a partir das pesquisas do grupo do Dr. Billings a fim de oferecer aos casais um método natural que fosse uma alternativa aos métodos artificiais contraceptivos. A principal motivação era oferecer um método seguro que preservasse a saúde reprodutiva da mulher, e acrescentasse qualidade à saúde da relação do casal. Por todos estes atributos do método, a Igreja o recomenda aos casais.
- Como o Cenplaflam impacta a vida de casais católicos?
O impacto do Planejamento Natural da Família usando como meio o Método de Ovulação Billings, está nos onze itens citados abaixo:
1) Resgata a participação do homem
2) Preserva a saúde total e reprodutiva
3) Fortalece a saúde da relação do casal
4) Agrega valores à conjugalidade e a relação sexual
5) Aponta para a superação do autoritarismo (masculino)
6) Introduz uma nova visão sobre a sexualidade
7) Traz paz às consciências
8) Fortalece o diálogo
9) Introduz nova maneira de cuidar/educar os filhos
10) Capacidade de evitar ou para conseguir uma gestação
11) Explicita a afetividade – qualifica o amor conjugal
Para quem deseja conhecer mais sobre as atividades do Centro de Planejamento Familiar – Cenplaflam, se aprofundar na temática do método Billings para o planejamento familiar natural, ou levar palestras e formações para casais de sua Paróquia, mais informações podem ser encontradas no site: www.cenplafam.com.br, e nas redes sociais: @cenplafamoficial.
Por se tratar de decisão moral, reforçamos a importância da adequada reflexão dos cônjuges, que sob a ação da graça, e se possível com direção espiritual, exerçam este dever do planejamento familiar com responsabilidade.
Referências:
Paulo VI. Carta Encíclica Humanae Vitae. Disponível em: <http://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/encyclicals/documents/hf_p-vi_enc_25071968_humanae-vitae.html> Acesso em: 20 mai. 2024.