Santos Padroeiros, Santo Ivo

0 Comentário
292 Visualizações

Nasceu em 17 de outubro de 1253, na França. Era de família da pequena nobreza, com educação apurada e cristã.

Quando termina os primeiros estudos é enviado com 14 anos de idade à Universidade de París, onde

estudou teologia, foi aluno do grande Santo Tomás de Aquino.

Participou com São Boaventura (sucessor de São Francisco de Assis) de várias conferências aprendendo o espírito franciscano, depois se especializou em Direito Civil e Direito Canônico.

Foi conselheiro jurídico e juiz eclesiástico, trabalhando como juiz episcopal, julgava todo os casos, exceto processos criminais.

Foi ordenado Sacerdote continuando a trabalhar como advogado e juiz, multiplicando suas atividades, pois naquele tempo ainda era permitido varias ativida‐ des para o sacerdote, e muitas pessoas se recorriam a ele. Obteve o título de “Advogado dos Pobres” devido zelo na defesa dos menos favorecidos, construindo até um hospital onde ajudava a cuidar dos doentes pessoalmente, pois era um Frade Franciscano.

Gostava de passar a noite em vigília alimentando-se 00apenas de pão e água. Essas noites ele passava em estudo e orações, mas também saía à procura dos mais necessitados para pregar, orientar, ajudar com seu dinheiro os mais pobres.

Santo Ivo morreu aos 50 anos de causas naturais. Foi canonizado em 1347 pelo Papa Clemente VI.

A criação da Instituição dos Advogados dos Pobres, como a Defensoria Pública dos dias atuais, foi inspiração de Santo Ivo, que sempre defendeu as causas dos pobres, viúvas e menos favorecidos.

Sua defesa:

Um homem rico e poderoso teria acusado um vizinho pobre e humilde de beneficiar-se dos bons odores

de seus alimentos. Acusação: seu vizinho, ficando à frente da janela e aspirando o “perfume” embriagador dos alimentos, o prejudicava. Durante o julgamento, dada a palavra ao Doutor Ivo, este tira da bolsa várias moedas de ouro e de prata, reúne-as na concha da mão, mostra-as a todos os presentes, especialmente ao queixoso e ao julgador, em seguida agita-as com força ao redor e por todo o ambiente, demorando-se mais junto aos ouvidos daquele e deste, e diz: “Este homem aspirou o odor de teus alimentos! Pois paga com o tinido destas moedas! O som puro paga o bom odor!”.

Umas de suas grandes frases:

“Jura-me que sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente.”

Ele é o Patrono dos advogados, dedicando toda a sua vida à defesa dos pobres e fracos contra os poderosos.

Santo Ivo Rogai por nós!


OS SANTOS INOCENTES E A ATUAL CULTURA DA MORTE

Comemoramos, neste dia 28 de dezembro, a festa dos Santos...

Santos Pró-Vida: São João Paulo II

Karol Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920, viveu...

Deixe seu comentário